sábado, 10 de setembro de 2011

Heroi

Sabemos que a mitologia grega pode ser comparada com qualquer religião ate mesmo que as  mitologias são historia contato ou inventada para explicar os fenômeno da natureza,  e a religião e temos coisas mais concretas para ter uma base e ter uma Fé ser muito diferente da religião que conhecemos e vivemos hoje em dia.

Como ligamos uma coisa a outra e podemos trazer coisas de cultura e uma filosofia de vida antiga para nosso cotidiano como lição de vida e para darmos uma direção uma luz do fim do túnel, e com qualquer conhecimento podemos utilizar e direcionar para qualquer complemento e  diferente da idéia inicial.

E para começar essa reflexão vamos voltar a alguns séculos atrás, com a época mitológica Grega, nos mitos dos deuses que dominava o mundo nas historias do povo Grego.

Uma época rica de contos e histórico para toda uma humanidade e para uma criação de grande pensadores e filósofos, a crença de um povo que acredita em Deuses para mistificar os fenômeno da natureza, as coisas que no momento não tinha uma explicações nem tecnologias e nem filosóficas para poder questionar essas ações da natureza.

Os Deuses tinham seus templos no “Monte Olímpio” sobre as nuvens do céu da Grécia, tinha a mesma semelhança dos humanos, os deuses tinham uma ligação muito intensa com os humanos, ate mesmo uma relação sexual, e desses relacionamentos nasciam os Heróis. Esses Heróis eram metade deus e metade humana: Tinham a força e a grandeza dos deuses e as limitações de um humano e, por isso, eram chamados de semideuses.

E com essa herança dos Deuses, os heróis tinham seus papeis diante da sociedade, de demonstrar suas virtudes, suas forças e do todos seus conceitos éticos e morais, se apresentando com um Semi Deus e um humano, estando à disposição da sociedade sendo testado pelo Deus a todo tempo, a sendo ajudado e usando as ferramenta que Deuses dispõem a sua disposições, e tento seus conflitos por esta nessa situação de ser humano e Semi Deus ao mesmo tempopo. 

A virtude para o Grego era fazer o bem para chegar a grandeza, a forca para mover ao bem e o  bom e assim os Heróis seguem seus caminhos para a maior pureza e desempenhando seus papeis, estando ali quando for preciso e solicitado, ser forte para encarar qualquer desafio, ser sábio para poder sair de qualquer situação e alcançando o maior degrau de um “homem” de bem.

Aristóteles tem uma idéia de virtude baseando na ética, ate mesmo tem obras explicando a virtude e a ética em pensamento filosófico, que não precisamos ser ricos, não precisamos ser honrado e sim sermos ético alcançarmos a virtude que com ela iremos viver uma vida mais digna, saudável e melhor para si mesmo e a sociedade.

A virtude e uma conquista, alcançada com o trabalho e forço de um indivíduo, que será adquirida com a ética.
Sendo assim para sermos um ser humano melhor temos que aprender a sermos ético, saber se colocar na sociedade, respeitar nosso lugar na sociedade, ter responsabilidade, respeitar o próximo, ter compaixão e ter todas as qualidade do significado da palavra virtude.

Assim, ser um Herói não é uma coisa fácil, ser exemplo, mostrar ter coragem, ter forca da onde não tem, conquista a luta que já esta como perdida, não ter mais forca para respirar, sentir a vento bater e conseguir dar o ultima suspiro e levantar e começar uma nova corrida para um o objetivo que te proporcionou a esta ali naquela situação, dar sua vida para uma boa ação, ser um Herói para sua vida, para sua família, no seu dia a dia, no seu serviço em qualquer lugar saber pisar firme no chão e sempre prosseguir, matar um leão a cada dia e saber que amanha terá mais um conflito e saber que será o vencedor dessa luta de cada dia.

Esse e o verdadeiro Herói, ter a virtude e a ética com princípios, ser um bom homem, fazer bem e estar no ultimo degrau, poder ver do alto a bela visão do horizonte e saber que fez o seu máximo chegando ao seu ápice no extremo louvor assim com a atitude e ser um herói sua vida será o que será de melhor e você será o melhor. 

                                                                                                                   Ass.: Kenner

Nenhum comentário:

Postar um comentário